quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sistemas sensoriais, recompensas e motivação

Uma das características dos sistemas sensoriais é que se habituam. Quando a estimulação se prolonga no tempo, os receptores sensoriais param de reagir a essa estimulação. Para voltarem a reagir é necessário que haja ou uma interrupção ou uma intensificação da estimulação.
Curiosamente, existe  uma correspondência com a motivação. Tem-se demonstrado que a recompensa "cansa",  a menos que seja retirada o mais cedo possível (depois de ter sido usada apenas em casos de grande desmotivação) (Jesus, 2008) ou que, em alternativa, seja indefinidamente aumentada. Em qualquer dos casos sabe-se que a recompensa externa destrói a motivação interior (Ryan & Deci, 2000), pelo que a sua utilização deve ser sempre evitada.

Referências:
Jesus, S. N. (2008). Estratégias para motivar os alunos. Educação, 31(1), 21-29. Acedido em http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/848/84806404.pdf
Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, 55, 68-78.

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