terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Estratégias para motivar os alunos, de Saul Neves de Jesus

Estratégias para motivar os alunos

Porque razão este artigo é uma excelente leitura para qualquer educador, mas principalmente para professores?

  1. A produção científica deste autor revela que ele, à partida, ouviu realmente os professores (Jesus, 2000) e que conhece bem a escola, os alunos e, claro, os professores. Daí que não haja nunca irrealismo nas propostas que ele faz.
  2. O autor tem um profundo conhecimento das teorias mais modernas da motivação (Jesus, 2000).
  3. Este artigo engloba duas situações que o autor considera estarem sempre interrelacionadas: a de falta de motivação e a de indisciplina.
  4. É aqui feita uma proposta exaustiva de uma grande diversidade de estratégias, quer para controlar o surgimento dessas situações, quer para promover a sua resolução e a sua superação. Estas estratégias encontram-se diferenciadas em dois grupos, um para cada uma daquelas situações e incorporam as descobertas mais recentes no domínio das teorias da motivação.
  5. A apresentação destas estratégias não é feita de modo avulso, mas é devidamente enquadrada e contextualizada. E não se deixa limitar pelo enquadramento teórico em que o autor se move e que define logo no início.
  6. O autor sabe, e leva em conta, que se dirige a professores extremamente cansados e, em muitos casos, bastante desanimados.
Em suma, os professores têm assim aqui a possibilidade de escolher as estratégias mais adaptadas quer à sua maneira de ser, quer aos problemas com que se defrontam, quer aos alunos que têm diante de si.

Referências:
Jesus, S. N. (2000). Motivação e Formação de Professores. Coimbra: Quarteto Editora.

Um comentário:

  1. Parece-me muito bem... vou tentar adquirir.
    Obrigada pela sugestão, Rui. Bjs
    Sara Barbosa

    ResponderExcluir