Porque razão este artigo é uma excelente leitura para qualquer educador, mas principalmente para professores?
- A produção científica deste autor revela que ele, à partida, ouviu realmente os professores (Jesus, 2000) e que conhece bem a escola, os alunos e, claro, os professores. Daí que não haja nunca irrealismo nas propostas que ele faz.
- O autor tem um profundo conhecimento das teorias mais modernas da motivação (Jesus, 2000).
- Este artigo engloba duas situações que o autor considera estarem sempre interrelacionadas: a de falta de motivação e a de indisciplina.
- É aqui feita uma proposta exaustiva de uma grande diversidade de estratégias, quer para controlar o surgimento dessas situações, quer para promover a sua resolução e a sua superação. Estas estratégias encontram-se diferenciadas em dois grupos, um para cada uma daquelas situações e incorporam as descobertas mais recentes no domínio das teorias da motivação.
- A apresentação destas estratégias não é feita de modo avulso, mas é devidamente enquadrada e contextualizada. E não se deixa limitar pelo enquadramento teórico em que o autor se move e que define logo no início.
- O autor sabe, e leva em conta, que se dirige a professores extremamente cansados e, em muitos casos, bastante desanimados.
Referências:
Jesus, S. N. (2000). Motivação e Formação de Professores. Coimbra: Quarteto Editora.
Parece-me muito bem... vou tentar adquirir.
ResponderExcluirObrigada pela sugestão, Rui. Bjs
Sara Barbosa