domingo, 13 de fevereiro de 2011

Competição e motivação

Tive uma disciplina (Psicologia da Motivação e da Emoção I) em que levámos todo o semestre a aprender teorias da motivação.
No final, surpreendido pelo facto de nenhuma se referir à competição como forma de motivar as pessoas, interroguei a professora (da área da Psicologia Social e das Organizações).
Ela disse-me que, tirando o desporto profissional que é considerado um caso à parte, a competição implica normalmente um crescente desinteresse pela tarefa em questão (principalmente se a pessoa achar que tem poucas hipóteses de "vencer"). Mas, pior, implica muitas vezes a diminuição dos competidores (criada intencionalmente pelos que querem ganhar, ou é simplesmente fruto da "derrota").
Ora, os psicólogos teóricos desenvolvem teorias que conduzam ao desenvolvimento de todas as pessoas, nunca pretendendo que isso possa ser conseguido à custa de quem quer que seja. Por isso, a competição nem sequer é considerada ou discutida nas teorias da motivação.

2 comentários:

  1. Rui, não te parece que o tema devia ser discutido, ainda que para se explicar como a competição não motiva? Precisamente porque a tua dúvida não deve ser só tua, e deve haver muita gente a pensar que para motivar pessoas se pode pô-las em competição.

    Ainda não tinha visto este teu blogue e já aprendi umas coisas :-)

    Bj.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo.
    Parece-me um assunto bastante relevante, dado que na cultura popular acha-se que a competição é a principal fonte de motivação das pessoas.
    Além disso, os sistemas de avaliação actuais e futuros próximos têm subjacente uma cultura de competição que é suposto vir a melhorar imenso a prestação das pessoas...
    ... Nós sabemos o quão falso isto é. Os professores do ensino básico e secundário, alunos e pais estão a começar a sofrer as consequências.
    As restantes pessoas vão descobri-lo da pior maneira.

    Obrigado pela tua atenção. Bjs

    ResponderExcluir