terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Consequências de diagnóstico de depressão

Considerar a depressão como uma doença pode ter efeitos positivos e negativos para as pessoas:

Positivos
Não é culpa delas, já que "apanhar" uma doença, como uma gripe, dificilmente pode ser culpa de alguém. Deste modo tira-se um peso de cima destas pessoas, talvez um pouco fartas de ouvirem frases como "só tens que fazer um esforço", " vá lá, há gente com razões para ser muito mas infeliz que tu", etc.
Ou cansadas de se auto-criticarem por não conseguirem superar sozinhas o seu mal-estar, ficam mais abertas à possibilidade de pedirem ajuda.

Negativos
Põe a origem do problema na pessoa deprimida, deixando na sombra e por questionar todo um contexto social, cultural e laboral que pode ter contribuído para essa situação; e que explicaria porque é que numa época de abundância (material, multi-terapêutica e espiritual) nunca antes vivida pela humanidade, bem como em sociedades caracterizadas por essa abundância, a depressão tem vindo a aumentar para números astronómicos.
Facilita o recurso a medicamentos (se é uma doença...) que exigem tratamentos prolongados, com problemas de adição e de efeitos secundários muito incomodativos.
Constitui um rótulo que se "cola" à pessoa para o resto da vida. E que pode estar errado, ainda por cima, pois muitas vezes a depressão esconde outro problema, esse sim o verdadeiro problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário