sábado, 12 de dezembro de 2015

Vergílio Ferreira e a ACT

«ACT distinguishes between three major senses of "self". (...) These three senses are the conceptualized self, ongoing self-awareness, and self as perspective. Although our clients are often very familiar with their conceptualized selves, they are much less familiar with ongoing self-awareness and even less in contact with the most immutable aspect of self: a consciousness perspective or locus. (...)»

Hayes, S., Strosahl, K., Wilson, K. (1999). Acceptance and Commitment Therapy. New York: The Guilford Press. (p.181)


Vergílio Ferreira em 1957:

«(...) Porque há três zonas no homem: a exterior, que é a da comunicação superficial e quotidiana; a interior, mas que é a do eu-indivíduo, o de "características", o que tem por dimensão a "psicologia"; e a anterior a essa, que é a do eu-pessoa, do eu profundo, do homem, e cuja dimensão é a "metafísica".»

Ferreira, V. (1979). Do Mundo Original. Lisboa: Livraria Bertrand. (p.12)


Extraordinário! Mais de 40 anos antes, Vergílio Ferreira escrevia sobre o eu experiencial e vivencial, o eu conceptualizado e o eu observador e conhecedor, definidos pela Acceptance and Commitment Therapy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário