terça-feira, 2 de agosto de 2011

O sorriso atrai? Depende de quem sorri…

Existem diferenças acentuadas na forma como os dois sexos reagem a expressões emocionais de felicidade, de vergonha ou de orgulho. O estudo aqui relatado debruça-se sobre a relação entre emoções e atracção, mas apenas explora as primeiras impressões de atracção sexual a imagens do sexo oposto.

O estudo concluiu que as mulheres se sentiam menos atraídas por homens sorridentes e com ar feliz, preferindo os que se mostram orgulhosos e poderosos ou melancólicos (moody) e envergonhados.

Pelo contrário, os homens sentiam-se mais sexualmente atraídos por mulheres que pareciam felizes, e menos por aquelas que se mostravam orgulhosas e confiantes.

Segundo parece, o sorriso está associado a um défice de superioridade (dominance) indo ao encontro das normas tradicionais de género que associam a submissão e a vulnerabilidade às mulheres. Já a expressão de orgulho acentua os traços masculinos, construindo um perfil de homem forte e silencioso.

Finalmente, mostrar-se envergonhado está associado à consciência de normas sociais e a comportamentos de apaziguamento, o que desencadeia a confiança à sua volta. Esta pode ser a explicação que está por detrás da surpreendente força de atracção que este traço exerce em ambos os sexos, já que tanto homens como mulheres preferem um parceiro em quem possam confiar.

Sample stimuli. (Credit: Image courtesy of University of British Columbia)

Happy Guys Finish Last, Says New Study on Sexual Attractiveness (2011), Science Daily.

Nenhum comentário:

Postar um comentário