sábado, 30 de julho de 2011

Carácter forte? Isso é o que veremos...

Segundo David DeSteno e Piercarlo Valdelsolo, o nosso carácter, aquilo que modela o nosso comportamento moral, é pouco mais do que uma ficção. Porque ele, na realidade, é profundamente condicionado pela situação em que a pessoa se encontra num dado instante.

Por outras palavras o nosso comportamento moral é tudo menos constante. Já tínhamos visto no post anterior que ele dependia muito de sentirmos ou não que alguém nos está a observar (daí que o poster com os olhos a fixarem-nos ser muito menos eficaz quando há muita gente à nossa volta, porque assim diminui a probabilidade de alguém estar atento ao que fazemos).

Ou seja, o nosso carácter funciona em fluxo. Quando a vida, num dado momento, nos apresenta um dilema, em termos de ganho imediato ou a longo termo, por exemplo, o nosso comportamento pode vir a constituir uma verdadeira surpresa, até mesmo para nós próprios!

Quer isto dizer que somos arrastados por forças que não controlamos? Que não somos responsáveis pelo que fazemos? De maneira nenhuma. Apenas se defende aqui que o comportamento moral não é determinado unicamente pelas nossas boas intenções. Portanto, a questão fundamental que se deve pôr não é se tu tens um bom carácter, mas sim se, aqui e neste exacto momento, tu és de facto uma boa pessoa .

Referência:
Gareth Cook (2011), Authors David DeSteno and Piercarlo Valdelsolo argue that much of our good and bad behavior is situational, Scientific American.

Nenhum comentário:

Postar um comentário